Perigos da internet
Phishing
Phishing é uma técnica utilizada por cibercriminosos para enganar as pessoas e obter informações confidenciais, como senhas e dados bancários. Geralmente, os golpistas enviam e-mails ou mensagens falsas, fingindo ser de empresas legítimas, com o intuito de roubar informações pessoais.
Malware
Malware é um termo genérico que engloba todos os tipos de softwares maliciosos, como vírus, worms, trojans e spyware. Esses programas são desenvolvidos para causar danos aos dispositivos e roubar informações dos usuários, podendo comprometer a segurança e privacidade online.
Ransomware
Ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos do usuário e exige um resgate em troca da chave de descriptografia. Os cibercriminosos costumam exigir o pagamento em criptomoedas, tornando difícil rastrear as transações e recuperar os dados sem pagar o resgate.
Pharming
Pharming é uma técnica utilizada para redirecionar o tráfego da internet para sites falsos, com o objetivo de roubar informações sensíveis dos usuários. Os golpistas alteram as configurações de DNS para direcionar os usuários para páginas fraudulentas, sem que eles percebam a fraude.
Keylogger
Keylogger é um tipo de software que registra todas as teclas digitadas pelo usuário, incluindo senhas e informações confidenciais. Os cibercriminosos utilizam keyloggers para obter acesso às contas bancárias, redes sociais e outros dados pessoais das vítimas.
Engenharia Social
A engenharia social é uma técnica utilizada para manipular as pessoas e obter informações confidenciais, sem a necessidade de invadir sistemas ou dispositivos. Os golpistas se passam por pessoas confiáveis ou autoridades para enganar as vítimas e conseguir acesso a dados sensíveis.
Botnet
Uma botnet é uma rede de dispositivos infectados por malware, controlados remotamente por um cibercriminoso. Os dispositivos comprometidos podem ser utilizados para enviar spam, realizar ataques DDoS ou roubar informações, sem o conhecimento dos usuários.
Phishing de Redes Sociais
O phishing de redes sociais é uma variante do phishing tradicional, que se aproveita da confiança dos usuários em suas redes de contatos. Os golpistas criam perfis falsos ou enviam mensagens enganosas para obter informações pessoais e acessar contas de redes sociais.
Fraudes Online
As fraudes online englobam uma série de golpes e esquemas fraudulentos realizados na internet, com o intuito de enganar as pessoas e obter vantagens financeiras. Os golpistas utilizam diferentes técnicas para ludibriar as vítimas e cometer crimes virtuais.
Vazamento de Dados
O vazamento de dados ocorre quando informações confidenciais são expostas indevidamente na internet, seja por falhas de segurança, ataques cibernéticos ou negligência. Os dados vazados podem ser utilizados por cibercriminosos para cometer fraudes, roubo de identidade e outros crimes online.